Wilson Lima prestes a decretar confinamento total em todo o Amazonas a qualquer momento

O governador do Amazonas, Wilson Lima deverá anunciar novas medidas restritivas para o estado atendendo alerta emitido hoje pela Procuradoria Geral da República, que deu um prazo de até amanhã, às 18h, para o governo estadual se manifestar sobre isso, sob pena de sofrer sanções civis e criminais.

O últimato da PGR foi anunciado por meio de comunicado na tarde desta sexta-feira (22), preocupada com os últimos acontecimentos no estado envolvendo a falta de oxigênio, leitos e alta taxa de letalidade da Covid-19.

A PGR quer um isolamento mais severo porque entende que as medidas adotadas até o momento não tem surtido efeito e a pandemia continua avançando no Amazonas com o surgimento de novos casos de coronavírus diariamente.

Para a Procuradoria da República um total “isolamento total sanitário seria mais eficaz”, se possível aumento do horário do toque de recolher e até um lockdown.

Wilson Lima disse para a jornalista Renata Agostini da rede CNN que já tem algumas medidas na mesa para serem adotadas nas próximas horas. Disse que tem conversado com lideranças para medir o tamanho das medidas.

Ele está avaliando um lockdown em todas as fábricas do parque industrial de Manaus deixando apenas as linhas de produção de produtos alimentícios. O comércio permaneceria fechado ao longo de todo o dia, atendendo somente por delivery.

A decisão do governador dever sair nas proximas horas. A PGR diz ainda que a taxa de mortes cresceu 154% nos últimos dias, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

O descumprimento poderá ter como desdobramento providências cabíveis penais.

Veja abaixo o documento na íntegra

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: