O que fizeram pelas famílias despejadas?

Um levantamento feito no período de março a agosto desse ano apontou que mais de 6 mil famílias foram despejadas por conta da pandemia em todo Brasil, só no Amazonas, que acumulou 47% dos casos, foram 3 mil famílias.

O mapeamento foi feito no território nacional por mais de 40 entidades que integram a Campanha Despejo Zero, lançada em julho deste ano e que pede a suspensão de tais processos durante a pandemia.

A pergunta que o Portal Supremo faz é: O que os governos – prefeituras, Estados e o sistema judiciário estão fazendo? estes não poderiam em meio a pandemia estar retirando as famílias de suas moradias, seja ela qual for.

Os levantamentos apontaram inúmeros despejos e ameaças de despejos.

Gostaríamos de saber o que os direitos humanos e a assistência social estão fazendo por essas famílias, quais os amparos e suportes físicos e legais elas estão recebeno e onde estão vivendo hoje?

É preciso que algo seja feito por elas, Campanha Despejo Zero, o governo federal, a Presidência da República, não tomaram nenhuma medida para impedir que isso ocorresse. Os deputados federais fizeram um projeto de le (PL 1.975/20), que está tramitando na Câmara dos Deputados, solicitando que essas remoções não sejam feitas durante a pandemia.

Temos a OMS (OrganizaçÃo Mundial da Saúde) dizendo que a melhor medida é proteger as famílias e que elas fiquem em casa. E temos ainda a orientação da ONU, tanto do relator Balakrishnan Rajagopal, como orientaçÃo do Alto Comissariado dos Direitos Humanos para também não ter essas remoções.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: